Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitologia Grega: ÍCARO

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Seg Ago 18, 2008 2:38 pm

Lá nos mistérios de Andrômeda falei em Ícaro e resolvi dar uma fuçada pra ver se a gente já falou dele por aqui. Creio que não. Seu pai, Dédalo, apareceu num dos episódios de Hércules (alguém me lembre o nome e a temporada, please! Ele era o famoso inventor de um tipo de robô enorme, ou me enganei?).

Pois bem, falando um pouco desses personagens:
Na mitologia grega, Ícaro (grego: Íkaros, língua etrusca: Vicare, alemão e inglês: Ikarus) ficou famoso pela sua morte por cair no Egeu quando a cera segurando suas asas artificiais derreteu.
Ícaro era filho de Dédalo, um dos homens mais criativos e habilidosos de Atenas. Um dos maiores feitos de Dédalo foi o labirinto do palácio do reiMinos de Creta, para aprisionar o Minotauro. Por ter ajudado Ariadne, a filha de Minos a fugir com Teseu, Dédalo provocou a ira do rei que, como punição, ordenou que Dédalo e seu filho fossem jogados no labirinto.
Dédalo sabia que sua prisão era intransponível, e que Minos controlava mar e terra, sendo impossível escapar por estes meios. "Minos controla a terra e o mar", teria dito Dédalo, "mas não as regiões do ar. Tentarei este meio".
Dédalo projetou asas, juntando penas de aves de vários tamanhos, amarrando-as com fios e fixando-as com cera, para que não se descolassem. Foi moldando com as mãos e com ajuda de Ícaro, de forma que as asas se tornassem perfeitas como as das aves. Estando o trabalho pronto, o artista, agitando suas asas, se viu suspenso no ar. Equipou seu filho e o ensinou a voar. Então, antes do vôo final, advertiu seu filho de que deveriam voar a uma altura média, nem tão próximo ao Sol, para que o calor não derretesse a cera que colava as penas, nem tão baixo, para que o mar não pudesse molhá-las. Dédalo levantou vôo e foi seguido por Ícaro.
Eles primeiramente se sentiram como deuses que haviam dominado o ar. Passaram por Samos, Delos e Lebinto.
Ícaro deslumbrou-se com a bela imagem do Sol e, sentindo-se atraído, voou em sua direção esquecendo-se das orientações de seu pai, talvez inebriado pela sensação de liberdade e poder. A cera de suas asas começou rapidamente a derreter e logo caiu no mar. Quando Dédalo notou que seu filho não o acompanhava mais, gritou: "Ícaro, Ícaro, onde você está?". Logo depois, viu as penas das asas de Ícaro flutuando no mar. Lamentando suas próprias habilidades, enterrou o corpo numa ilha e chamou-a de Icaria em memória a seu filho. Chegou seguro à Sicília, onde construiu um templo a Apolo, deixando suas asas como oferenda.


Outra definição:
Icáro era filho de Dedálo e de uma escrava de Minos, Náucrate. Por parte de seu pai Icáro descende do próprio Zeus, uma vez que Dedálo era filho de Alcipe, que era filha de Ares, que por sua vez era filho de Zeus e Hera. Dedálo, exilado por ter matado seu sobrinho Talo, refugiou-se em Tebas, junto ao rei Minos. Após o nascimento do Minotauro, fruto dos amores entre Pasífae e um touro divino (V. Minos), construiu o labirinto, no qual encerrou o monstro. Tempos depois, o minotauro foi morto por Teseu (V. Teseu e V. Minotauro). Após a morte do Minotauro, Dedálo foi preso, juntamente com seu filho, no labirinto. Então constuiu asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e asas de gaivota. Dessa forma consegiu fugir. Antes, porém, alertou ao filho que não voasse muito perto do sol, para que esse não pudesse derreter a cera das asas, e nem muito perto do mar, pois esse poderia deixar as asas mais pesadas. No esntanto Icáro não ouviu os conselhos do pai e querendo realizar o sonhyo de voar proximo ao sol, acabou despencando e caindo no mar Egeu, enquanto seu pai, aos prantos, voava para a costa. Ao chegar a Sicília, foi acolhido na casa do Rei Cocálo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Seg Ago 18, 2008 3:30 pm

[quote="Carmen Lily"]Lá nos mistérios de Andrômeda falei em Ícaro e resolvi dar uma fuçada pra ver se a gente já falou dele por aqui. Creio que não. Seu pai, Dédalo, apareceu num dos episódios de Hércules (alguém me lembre o nome e a temporada, please! Ele era o famoso inventor de um tipo de robô enorme, ou me enganei?).


Não, você não se enganou. Eu não também não me lembro o nome do episódio, mas você tem razão quanto a ele ser famoso, e ele estava triste pela morte do filho e que, por isso estava trabalho para o rei criando aquelas invenções que deram muita dor de cabeça a Hércules! :|
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Achei!

Mensagem  Convidad Seg Ago 18, 2008 3:49 pm

Tá lá na lista que a Mara colocou na época da abertura do forum. É o 2º episódio da terceira temporada: " Doomsday" (seria "O dia do Juízo Final").

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty BTW

Mensagem  Convidad Seg Ago 18, 2008 3:55 pm

Quando eu era pequena e li esta parte da mitologia, ficava imaginando que eu queria estar no lugar do Ícaro e bater as asinhas lá em cima... só que eu não ia ser boba de voar tão alto! Bem, só porque eu já tinha lido que o calor do sol derreteu a cera... (ovo de Colombo!) Cabeça de criança...
Mitologia Grega: ÍCARO Icon_wink

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Seg Ago 18, 2008 3:59 pm

Carmen Lily escreveu:Quando eu era pequena e li esta parte da mitologia, ficava imaginando que eu queria estar no lugar do Ícaro e bater as asinhas lá em cima... só que eu não ia ser boba de voar tão alto! Bem, só porque eu já tinha lido que o calor do sol derreteu a cera... (ovo de Colombo!) Cabeça de criança...
Mitologia Grega: ÍCARO Icon_wink

:lol: :lol: :lol: :lol: Quando somos crianças achamos que fazemos tudo melhor que os outros!!! :lol: :lol: :lol:
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Seg Ago 18, 2008 4:00 pm

Carmen Lily escreveu:Tá lá na lista que a Mara colocou na época da abertura do forum. É o 2º episódio da terceira temporada: " Doomsday" (seria "O dia do Juízo Final").

É isso mesmo Carmen!!!
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  mara Seg Ago 18, 2008 4:57 pm

Muito bem lembrado você falar de Ícaro, querida. Aliás, vi (de novo) este episódio, que é o segundo da terceira temporada, ainda domingo...Twisted Evil
Dédalo era um bom amigo de Hércules e um sábio, além de inventor.
mara
mara

Número de Mensagens : 19302
Location : São Paulo, Brasil
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Seg Ago 18, 2008 8:03 pm

Mara, passaste o domingo com Hércules???Que coisa deliciosa!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  mara Seg Ago 18, 2008 8:44 pm

Domingo à noite a gente precisa recarregar as baterias pra semana, né Carmen?Twisted Evil
mara
mara

Número de Mensagens : 19302
Location : São Paulo, Brasil
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Ter Ago 19, 2008 9:21 am

Hummmm, então tu voltaste a mil!!!!!!!!! Mara Lúcia, Mara Lúcia....Mitologia Grega: ÍCARO Icon_twisted

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Myriam Castro Ter Ago 19, 2008 11:03 am

Viram??
Eu não disse que a Mara era "um perigo"?
No bom sentido, claro ... com Kevin, tudo sempre é no bom sentido!
Myriam Castro
Myriam Castro

Número de Mensagens : 4767
Idade : 64
Location : Minas Gerais - Brasil
Data de inscrição : 22/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Ter Ago 19, 2008 3:27 pm

mara escreveu:Muito bem lembrado você falar de Ícaro, querida. Aliás, vi (de novo) este episódio, que é o segundo da terceira temporada, ainda domingo...Twisted Evil
Dédalo era um bom amigo de Hércules e um sábio, além de inventor.

Que lindo Hércules tentando levantar o astral do amigo incentivando-o!
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Ter Ago 19, 2008 3:28 pm

Carmen Lily escreveu:Mara, passaste o domingo com Hércules???Que coisa deliciosa!


Nossa Mara é que nem mineiro, caladinha no canto, escondendo o mel... Twisted Evil
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Ter Ago 19, 2008 3:29 pm

Myriam Castro escreveu:Viram??
Eu não disse que a Mara era "um perigo"?
No bom sentido, claro ... com Kevin, tudo sempre é no bom sentido!


Oh é claro Myriam, tudo no bom sentido... Twisted Evil
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Myriam Castro Ter Ago 19, 2008 5:08 pm

Mas eu garanto que foi um final-de-semana pra lá de fantástico! ...❤ ❤
Myriam Castro
Myriam Castro

Número de Mensagens : 4767
Idade : 64
Location : Minas Gerais - Brasil
Data de inscrição : 22/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Ter Ago 19, 2008 7:24 pm

Sim, sim, além de rever alguns episódios, ela ainda ficou monitorando a viagem astral da Marcy!Mitologia Grega: ÍCARO Icon_twisted

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Qua Ago 20, 2008 8:58 am

Carmen Lily escreveu:Sim, sim, além de rever alguns episódios, ela ainda ficou monitorando a viagem astral da Marcy!Mitologia Grega: ÍCARO Icon_twisted

É como a Myriam diz Carmen: Essa Mara é um perigo! Twisted Evil
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Voltando a Ícaro...

Mensagem  Convidad Ter Set 23, 2008 8:20 am

Se vocês pensarem um pouquinho, todos temos um pouquinho de Ícaro dentro de nós... a fascinação, a ousadia, o sonho... humm... a teimosia? Alguma outra caracteríctica que eu não citei será bem-vinda! É um pouco difícil definir, mas a pergunta é:
Vocês acham que têm algum (ou mais) ponto em comum com esta figura mitológica? O que seria, ou como seria o Ícaro dentro de você?
Mitologia Grega: ÍCARO Icon_questionMitologia Grega: ÍCARO Icon_questionMitologia Grega: ÍCARO Icon_question

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Ter Set 23, 2008 9:03 am

Carmen Lily escreveu:Se vocês pensarem um pouquinho, todos temos um pouquinho de Ícaro dentro de nós... a fascinação, a ousadia, o sonho... humm... a teimosia? Alguma outra caracteríctica que eu não citei será bem-vinda! É um pouco difícil definir, mas a pergunta é:
Vocês acham que têm algum (ou mais) ponto em comum com esta figura mitológica? O que seria, ou como seria o Ícaro dentro de você?
Mitologia Grega: ÍCARO Icon_questionMitologia Grega: ÍCARO Icon_questionMitologia Grega: ÍCARO Icon_question

Tenho um pouco de Ícaro sim. Sempre me esqueço do conselho dado e quando dou por mim já cometi a besteira! :silent:
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Ter Set 23, 2008 9:04 am

E só me lembro quando já é tarde demais... :x
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  mara Ter Set 23, 2008 9:13 am

É uma boa pergunta, Carmen.
Acho que Ícaro tinha um pouco de imprudente porque era jovem e queria testar suas idéias.
O pai sábio lhe dava perspectiva, eu acho.
Ícaro e Dédalo podem ser essa busca de equilíbrio em nós entre a visão passageira das coisas, que nos deixa às vezes frustrados e a sabedoria da Vida, que nos lembra que somos também deuses.
Só uma idéia.
mara
mara

Número de Mensagens : 19302
Location : São Paulo, Brasil
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Ter Set 23, 2008 9:20 am

Boa Mara!!! bounce bounce bounce
Ícaro em mim me faz cometer besteiras e depois me arrenpender de não ter ouvido o Dédalo em mim!!! :face:
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Ter Set 23, 2008 12:01 pm

Bem, acho que se pode dizer que eu sou uma sonhadora, e isto seria o que me aproxima de Ícaro, sonhar, voar alto, chegar às estrelas... Como eu já contei aqui, queria ser astronauta quando era criança... por aí dá pra ver. Por outro lado, eu sempre sei até onde os meus sonhos são possíveis e, provavelmente esta parte Dédalo em mim vive me alertando pra não sonhar demais... (que bom que a Mara fez o paralelo).Talvez seja por isso que eu gosto tanto da ficção em geral, das séries , dos filmes, dos livros... São momentos em que a minha imaginação voa, então não preciso me policiar pra voltar à realidade, porque estou vivendo a personagem. E aí deixo livre o Ícaro dentro de mim, para que ele corra os riscos, se atreva e aproveite enquanto pode!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Ter Set 23, 2008 12:26 pm

... e mesmo depois que a leitura termina, o personagem continua em nós, mais viva do que nunca!!! bounce
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Ter Set 23, 2008 1:11 pm

É verdade, toda a vez que eu leio um livro muito bom (isto acontece principalmente com os livros), eu fico um tempo curtindo o gostinho dele antes de começar outro... é como não comer alguma coisa pra não tirar o gosto de outra... (eu adoro pimenta, então quando ponho uma pimentinha na comida, fico um tempo curtindo o gostinho, mesmo que saiba que tem uma sobremesa me esperando- é claro, isto não se aplicaria a morangos com chocolate- fora de questão deixar de comê-los!)

Bem, então comparações feitas, passem isto para a vida real... Não é bom ficar curtindo uma coisa boa antes de partir para o desconhecido? Acho que o Ícaro mitológico perdeu-se nesse sonho e, em seu deslumbramento pelo sol, voou mais alto do que podia... É preciso realmente ter um Dédalo bem atento para cada pedacinho de Ícaro que existe em nós, senão as consequências de todos os nossos atos seriam desastrosas...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos