Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitologia Grega: ÍCARO

3 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  mara Ter Set 23, 2008 1:15 pm

É, Carmen, a pressa de Ícaro não o ajudou a desfrutar de seu objetivo com a sabedoria do Dédalo dentro dele.
E os filmes de ficção são o nosso Dédalo, nos lembrando de que tem muita coisa maravilhosa ainda a ser descoberta e que somos parte disso, se soubermos desfrutar e ir buscar com sabedoria.
mara
mara

Número de Mensagens : 19302
Location : São Paulo, Brasil
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Myriam Castro Ter Set 23, 2008 4:49 pm

O que Ícaro tem, que eu também tenho ...?
Bem ... uma grande curiosidade em experimentar o novo, o inusitado ... só para ver o que acontece!
Riscos eventuais fazem parte ...
Myriam Castro
Myriam Castro

Número de Mensagens : 4767
Idade : 64
Location : Minas Gerais - Brasil
Data de inscrição : 22/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Ter Set 23, 2008 5:17 pm

Tem razão Carmen!!! Lindo a maneira como você definiu!!! :flower:
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Ter Set 23, 2008 7:25 pm

mara escreveu:É, Carmen, a pressa de Ícaro não o ajudou a desfrutar de seu objetivo com a sabedoria do Dédalo dentro dele.
E os filmes de ficção são o nosso Dédalo, nos lembrando de que tem muita coisa maravilhosa ainda a ser descoberta e que somos parte disso, se soubermos desfrutar e ir buscar com sabedoria.

Pois é exatamente isso! Um dia desses vi em algum lugar que Woody Allen falou algo do tipo "A ficção é muito boa, mas é na realidade que eu consigo um bom bife". Bem, senhor Woody, eu acho que a gente sempre volta para a realidade, mas não sei se sobreviveria sem a ficção. Eu realmente acho que sonhar faz parte da sobrevivência e nos ajuda a manter a saúde mental. Nossos sonhos muitas vezes se realizam na ficção. E nos mitos e sonhos sobrevive a nossa esperança. Por isso mitologia e ficção são tão encantadoras. Sem desmerecer o talentoso diretor, o gênero dele não faz o meu tipo, e eu venho para a realidade comer o meu lanchinho (seja ele qual for), depois de assistir o meu filme de ficção.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Qua Set 24, 2008 8:21 am

Myriam Castro escreveu:O que Ícaro tem, que eu também tenho ...?
Bem ... uma grande curiosidade em experimentar o novo, o inusitado ... só para ver o que acontece!
Riscos eventuais fazem parte ...

As consequências fazem parte da vida... :|
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Qua Set 24, 2008 8:29 am

Carmen Lily escreveu:
mara escreveu:É, Carmen, a pressa de Ícaro não o ajudou a desfrutar de seu objetivo com a sabedoria do Dédalo dentro dele.
E os filmes de ficção são o nosso Dédalo, nos lembrando de que tem muita coisa maravilhosa ainda a ser descoberta e que somos parte disso, se soubermos desfrutar e ir buscar com sabedoria.

Pois é exatamente isso! Um dia desses vi em algum lugar que Woody Allen falou algo do tipo "A ficção é muito boa, mas é na realidade que eu consigo um bom bife". Bem, senhor Woody, eu acho que a gente sempre volta para a realidade, mas não sei se sobreviveria sem a ficção. Eu realmente acho que sonhar faz parte da sobrevivência e nos ajuda a manter a saúde mental. Nossos sonhos muitas vezes se realizam na ficção. E nos mitos e sonhos sobrevive a nossa esperança. Por isso mitologia e ficção são tão encantadoras. Sem desmerecer o talentoso diretor, o gênero dele não faz o meu tipo, e eu venho para a realidade comer o meu lanchinho (seja ele qual for), depois de assistir o meu filme de ficção.

Woody Allen tem uma viseira nos olhos isso sim!!! :x
Muitas coisas que foram inventadas na ficção, são uma mão na roda hoje... e garantem o bife de muita gente!!! 👽
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Qua Set 24, 2008 6:29 pm

Bem, é que tem muita gente que gosta de filmes sobre gente comum, que é o que ele faz. Mas eu já sou gente comum, não quero ver um filme e pensar: fulano é assim, eu sou assim... Muitas reflexões sobre a realidade... Até entendo quem curte isso. Mesmo porque já assisti e são muito inteligentes. Mas é um gênero que não me atrai.Eu tenho uma amiga que adora os filmes dele ( viram como a gente consegue superar as diferenças po uma amizade?), e eu às vezes ia ao cinema com ela só pra ela não ir sozinha... E lá estava eu assistindo filmes "cabeça"... Mas podem crer meninas, até Woody Allen, que tem uma visão tão realista do mundo, deve ter seu Icarozinho escondido bem lá no fundo...
Mara, que achas?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  mara Qui Set 25, 2008 10:17 am

Ah sem dúvida, Carmen. Todos nós temos todos os deuses e personagens gregos dentro de nós e pendemos pra um lado, pra outro, por causa das nossas preferências.
Woody Allen é de origem judaica, e com crenças de mundo muito próprias. É interessante como informação.
E concordo contigo, é importante, ao invés de apontar as falhas do sistema, apontar opções e saídas.
Mais um motivo pra amar Kevin! ❤
mara
mara

Número de Mensagens : 19302
Location : São Paulo, Brasil
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Então, buscando Ícaro lá de baixo...

Mensagem  Convidad Qui Out 02, 2008 8:46 pm

O tópico, é claro!
Enfim, antes de continuar o mito de Sisifo, queria ainda falar um pouquinho de ìcaro...
A gente já viu que todo mundo tem Ìcaro e Dédalo dentro de si. Ninguém é só um... Metáforas são maravilhosas! Adoro isso!
Bem, aí vai:
Alguma vez, ao tomar uma decisão importante, algo que talvez tenha mudado muito a sua vida, ou seu modo de ser , qualquer coisa,o Icaro dentro de você falou tão alto a ponto de deixar Dédalo amordaçado e sem possibilidade de agir?
E se a resposta é sim, valeu a pena amordaçar o Dédalo? Se não quiser contar é só dizer sim ou não. Se quiser, tudo bem. Isto aqui poderia ser uma enquete, mas teríamos que abrir outro tópico e a discussaão está toda aqui. Então estamos esperando que respondam...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  mara Qui Out 02, 2008 9:07 pm

Como disseste, Carmen, os deuses e personagens gregos são metáforas para jeitos de funcionar, ou "arquétipos" de comportamento. Por exemplo: todo adolescente, desde nossos tataravós até hoje tem o mesmo tipo de mudanças físicas e internas e se comporta de forma mais ou menos rebelde, dependendo da sociedade em que vive. Isso é muito interessante e faz parte de sermos humanos. Ícaro predomina em certa fase de nosso amadurecimento, Déedalo vem depois. Aí cada um passa a ter sua importância. Junto deles outros "deuses" vivem em nós, simultaneamente. É muito lindo.
Pra quem se interessar, tem dois livros muito legais de ler: As Deusas e a Mulher e O Anel do Poder, ambos de Jean Shinoda (Bolen).
mara
mara

Número de Mensagens : 19302
Location : São Paulo, Brasil
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Sex Out 03, 2008 10:09 am

Alguma vez, ao tomar uma decisão importante, algo que talvez tenha mudado muito a sua vida, ou seu modo de ser , qualquer coisa,o Icaro dentro de você falou tão alto a ponto de deixar Dédalo amordaçado e sem possibilidade de agir?
E se a resposta é sim, valeu a pena amordaçar o Dédalo?

Sim várias vezes! Aliás o meu Ícaro sempre falou mais alto que meu Dédalo!

Em algumas vezes foi ótimo calar a boca de Dédalo, mas em outras me arrependi de não tê-lo escutado... :silent:
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Qua Out 08, 2008 11:10 pm

Pois é, eu já amordacei o meu Dédalo umas poucas vezes, normalmente é ele quem fala mais alto em mim. Mas quando o Ícaro em mim se rebelou, coitadinho do Dédalo, deve ter se retorcido muito, pois até hoje de vez em quando eles batem boca lá no meu cérebro! hahaha!!!
Bem , na verdade eu penso que de vez em quando algumas escolhas devem ser feitas pelo nosso lado sonhador, porque se não for ssim, seremos pessoas muito frustradas!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Sáb Out 11, 2008 7:43 pm

Nenhuma opinião?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Myriam Castro Sáb Out 11, 2008 7:46 pm

As metáforas não raro nos ensinam a refletir sobre nós mesmos, e isso faz com que estejamos sempre procurando nos "lapidar", aperfeiçoar nossa experiência de vida.

Não é à-toa que a Grécia é considerada "berço da Civilização ocidental"!
Myriam Castro
Myriam Castro

Número de Mensagens : 4767
Idade : 64
Location : Minas Gerais - Brasil
Data de inscrição : 22/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Sáb Out 11, 2008 8:07 pm

No ponto, Myriam! Estamos sempre aprendendo e as nossas fontes são inesgotáveis!
Quanto a mim, se eu tivesse continuado com a minha profissão de dentista, com certeza o retorno financeiro teria sido bem maior, pois como todo mundo sabe ensinar não é uma atividade que nos dê muita compensação financeira. Mas eu não teria tido tempo para cuidar dos meus filhos como queria e não estaria fazendo aquilo que mais gosto (estudar e ensinar inglês,escrever, e não estaria aqui com vocês agora!). Eu seria uma profissional frustrada, então creio que nessa hora em que tomei uma decisão mais "coração", fui ser eu mesma de novo. Algum dia eu me desviei desse caminho, mas achei a volta. Seria o meu ícaro inerior falando? E sabem quando eu ouço as vozinhas batendo boca lá dentro? Quando alguém lá do meu passado vem me cobrar os meus motivos! É muito difícil ficar quieta e não dizer: "meta-se com a sua vida!"

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Seg Out 13, 2008 6:13 am

Ou ás vezes quando nos arrependemos de alguma coisa, pensamos: "se eu pudesse voltar no tempo..."
Mas daí, analisando melhor, se eu pudesse voltar no tempo e mudar alguns passos não teria o que tenho hoje, claro que tudo tem seu lado bom e o ruim, faz parte da vida! O melhor é aceitar da melhor forma possível e tentar ser feliz hoje, do que se arrepender de um passado que não volta mais...
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Seg Out 13, 2008 9:10 am

O importante é a gente estar bem consigo mesmo sem pisar em ninguém !
Viva o livre arbítrio!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  mara Seg Out 13, 2008 5:42 pm

Sabe, Vivi, a gente tem de se permitir errar. Só não erra quem não faz nada.
E as decisões que a gente toma sempre são aquelas que, no momento, pareciam as mais adequadas.
Eu sempre digo pra mim e pras pessoas: "da próxima vez, faz diferente". Porque a vida é um aprendizado sem fim. Se da próxima vez também você não conseguir, "da próxima vez faz diferente".:drunken:
mara
mara

Número de Mensagens : 19302
Location : São Paulo, Brasil
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Manto Negro Ter Out 14, 2008 5:58 am

É isso aí Mara!!! Sempre haverá uma próxima vez!
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Convidad Sex Out 17, 2008 9:29 pm

É mesmo, Mara! Erramos porque somos normais e pelo mesmo motivo tentamos acertar na próxima vez. São tantos caminhos, tantas opções, que é muito fácil fazer uma escolha equivocada. Estamos aqui para aprender e isto é crescimento!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega: ÍCARO - Página 2 Empty Re: Mitologia Grega: ÍCARO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos